Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho


A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão

O GT incita as reflexões acerca do ensino de Biologia na educação básica a partir da perspectiva do ensino médio inovador (EMI), tendo como proposta a utilização de estratégias [...]


A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores

Objetiva compreender a formação de professores de Educação Física, a partir do cotidiano escolar e suas interfaces com os currículos das licenciaturas em Educação Física no [...]


Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia

Este GT discute abordagens da Filosofia com interface no campo da Educação, bem como os métodos e as metodologias do Ensino de Filosofia, fundamentados nas práticas e nas teorias [...]


Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio

A vivência da escola junto ao professor já experiente tem proporcionado um novo olhar sobre o processo de formação inicial e continuada. Assim, o ato de planejar aulas, elaborar [...]


Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino

Este GT objetiva refletir sobre a formação inicial para o ensino de Geografia, os saberes do professor, o seu papel e as práticas de ensino de Geografia, enfocando o referencial [...]


Ensino de História e formação docente

Neste GT pretendemos realizar discussões sobre aquisição de competências e habilidades demandadas para o desempenho docente nos níveis fundamental e médio. Dessa forma, esperamos [...]


Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira

Este GT congrega trabalhos com foco no complexo processo de ensino-aprendizagem de espanhol-língua estrangeira e seus desdobramentos: formação de professores; o papel do lúdico; [...]


Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada

A busca por caminhos que conduzam a uma prática docente efetiva perpassa pela necessidade de momentos de reflexão sobre o próprio fazer docente. Tomando como base esta atitude [...]


Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade

Esse GT tem como objetivo congregar discussões em torno do ensino de língua e literatura no contexto da relação entre as teorias estudadas no âmbito acadêmico e a prática docente [...]


Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

Os subprojetos de Matemática da UEPB vêm realizando atividades que envolvem conhecimento do ambiente escolar e seu funcionamento, aplicação de estratégias de ensino, [...]


O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica

Esse GT propõe uma revisão das áreas do conhecimento e seus reflexos sobre o processo de ensino-aprendizagem, tendo a interação professor-aluno como norteador da aprendizagem. Ao [...]


Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica

Este GT tem como objetivo ampliar o debate em torno da temática sobre as diferentes possibilidades de atuação docente na área de Química. Envolve as práticas de investigação [...]


Educação de Pessoas Jovens e Adultas

O GT se propõe a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que problematizem os seguintes temas: Educação Popular; Alfabetização e Letramento em EJA; [...]


Ensino de Sociologia

A proposta deste GT inclui os estudos sobre os saberes e práticas que se conectem pela perspectiva descrita pelos sujeitos revelando o dia a dia do cotidiano escolar. A vida [...]


Ensino de Música e Dança

VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores

Venha participar de um dos melhores eventos desta área.