VII ENID & V ENFOPROF
VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores

Competências para formar professores no Brasil: contribuições e desafios

Campina Grande - PB, em 08 de novembro de 2019

O VII ENID & V ENFOPROF, acontecerá em Campina Grande - PB de 08 de novembro de 2019

VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores

Competências para formar professores no Brasil: contribuições e desafios

VII ENID & V ENFOPROF

Conheça mais sobre o evento

O VII Encontro de Iniciação à Docência (VII ENID) é um evento acadêmico voltado para as discussões e produções relacionadas às licenciaturas. O encontro integra o V Encontro de Formação de Professores que visa aproximar as produções e práticas da universidade com as da escola de educação básica. Os eventos em conjunto, em geral, tornam-se um espaço para repensar a formação de professores no âmbito das licenciaturas e da formação continuada (lato e stricto sensu) e valorizar a profissão docente de modo a incentivar a atuação de futuros professores. Nesse viés, a presente proposta tem por objetivo proporcionar aos profissionais da Educação, por meio de diversas atividades (palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e exposição de materiais) uma oportunidade de reflexão sobre as práticas docentes, na universidade e nas escolas de ensino básico. E desse modo, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior (nas licenciaturas) e básico (fundamental e médio) nas instituições de ensino público do Estado da Paraíba. Essa melhoria da qualidade, no nosso ponto de vista, está em ampliar as possibilidades de atuação dos licenciandos e profissionais que já atuam nas escolas através da reflexão sobre as práticas docentes e a ressignificação destas mesmas e outras práticas.

Venham conhecer a UEPB em Campina Grande

  

Campina Grande - Paraíba

Campina Grande, também chamada de “Rainha da Borborema” e "Terra do Maior São João do Mundo", foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. De acordo com estimativas de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 410.332 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, depois da capital João Pessoa. 
Em 2016 a Revista Exame publicou pesquisa que listou os melhores destinos para cada mês do ano no país e Campina Grande está entre os 12 destinos para turismo. A publicação levou em consideração melhores preços, estações climáticas e principalmente as atrações dos eventos em cada região, que no caso de Campina Grande o mês apontado como ideal para a visita dos turistas foi junho, durante o Maior São João do Mundo.
Além de ser uma das cidades paraibanas que mantém as tradições nordestinas, preservando a cultura regional com uma das comemorações mais tradicionais, o São João, festividade que ocorre no mês de junho, em 30 dias de festa, Campina Grande também promove eventos de destaque como o Encontro para Consciência Cristã, Encontro para Nova Consciência, Festival de Inverno e outras dezenas de eventos.
A cidade é um dos principais centros de pesquisa, ciência, tecnologia e educação do país. É um importante centro universitário, contando com várias universidades e faculdades, sendo três delas públicas. É também uma das cidades com proporcionalmente o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes. A Rainha da Borborema também é referência política, econômica e cultural do nordeste, pioneira na exportação de softwares e destaque pela força de sua indústria de calçados, derivados de fiação e tecelagem, metalurgia, mineração e pela oferta de produtos e serviços diferenciados e diversificados.

Central de Integração Acadêmica CIAc

Central de Integração Acadêmica (CIAc)
Rua: Domitila Cabral de Castro, s/n – 3º andar, sala: 316
Bairro Universitário – CEP 58429-570
Campina Grande – PB

VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores

Competências para formar professores no Brasil: contribuições e desafios